Persona: como definir da forma correta e eficiente?

Você já parou para imaginar quais são os gostos e preferências do seu cliente?
Independentemente do produto ou serviço que você oferece, você precisa entender bem quem são os seus clientes e quais são os seus comportamentos. Esse é o conceito da persona, e defini-la é fundamental para melhorar seus resultados, aumentar suas vendas e ter mais sucesso na sua empresa.
Pensando nisso, hoje a GW Marketing vai te explicar de uma forma bem clara como definir a persona do seu negócio da maneira correta e que te traga resultados.
Primeiramente, o que é persona?
Persona é um personagem semi fictício que representa o seu cliente ideal. Ele é baseado em dados reais sobre o comportamento e características dos seus compradores.
O objetivo da persona é criar um perfil que simbolize as principais características dos seus clientes, para que assim você crie estratégias alinhadas com o que seu público deseja.
Qual a diferença entre persona e público alvo?
Enquanto o público alvo tem a ver com a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir seu produto, a persona é algo mais profundo e traz detalhes como os hábitos, interesses, estilo de vida, hobbies, dores, preocupações etc.
Qual a importância de definir uma persona?
Imagine se os anúncios de uma loja de roupas de bebê fossem entregues para pessoas que não possuem filhos, ou então se os anúncios de uma churrascaria fossem entregues a pessoas veganas. Não faz sentido, né?
É por isso que definir a persona do seu negócio é tão importante, pois com ela você se comunica para as pessoas certas e do jeito certo.
Definir uma persona é o primeiro passo para que você determine quais tipos de conteúdos precisa criar, sobre quais assuntos e como será o seu tom de voz. 
Ou seja, você descobre se deverá utilizar palavras mais formais voltadas para um público mais sério, como advogados, ou se deverá usar palavras mais informais, para um público mais descontraído, como publicitários.
Como definir uma persona?
Para definir uma persona, você precisa procurar informações sobre seu cliente. Se você já tem uma base consistente de clientes, é nela que você vai encontrar essas informações.
A melhor alternativa é criando entrevistas ou formulários para serem preenchidos por seus clientes. O objetivo é identificar padrões que se repetem nessas respostas.
Desta forma, sua persona será baseada em fatos e não apenas em “achismos”, o que garante uma maior precisão nas suas campanhas de marketing.
Quais perguntas ajudam a definir uma persona?
São inúmeras possibilidades e elas irão variar de acordo com o segmento do seu negócio e com o que você deseja descobrir. No geral, as perguntas são:
Qual o seu gênero?Qual a sua idade?Qual o seu grau de escolaridade?Como é sua família?Com o que você trabalha?Por qual canal de comunicação você se informa?Por que você compra o meu produto/serviço?O que influencia na sua decisão?Quais as suas necessidades?Quais são seus desafios?
Vamos supor que o seu negócio seja uma academia. Neste caso, você poderá criar perguntas personalizadas, como por exemplo:
Você já frequentou uma academia antes?Você pratica exercícios físicos regularmente?Seu objetivo é ganhar ou perder massa?Prefere treinos mais longos ou mais curtos?
Portanto, descubra o que for necessário para o seu caso.
Como abordar meus clientes para definir minha persona?
Essa é uma ótima oportunidade para você estreitar os laços com seus clientes e demonstrar que se preocupa com eles. Então não tem porque ficar com vergonha em solicitar essas informações para eles.
Primeiramente, você pode escrever uma mensagem privada com seu perfil pessoal se apresentando. Então, diga o motivo do contato e pergunte sobre a possibilidade de ele participar da pesquisa ou conversar com você, seja a distância ou presencial.
Como forma de motivação, você pode oferecer algum benefício como forma de agradecimento, como um cupom de desconto, ou um brinde.
O que fazer depois de definir a persona?
Depois de definir a persona do seu negócio, você estará preparado para se comunicar de maneira adequada com seus potenciais clientes. Por exemplo, se sua empresa for uma imobiliária voltada a imóveis de alto padrão, você terá algo mais ou menos assim:
“Homens e mulheres com mais de 40 anos, com filhos, que trabalham em empresas de grande porte e que ganham um salário a partir de R$6000,00. Tem interesse em compras à vista e não pretende financiar o imóvel, pois quer se livrar dos juros. O que mais busca em um imóvel é conforto, e não apenas preço baixo. No tempo livre, gosta de praticar exercícios físicos, cozinhar, passar tempo em família e cuidar do animal de estimação”.
Com sua persona definida, o próximo passo é alinhar suas estratégias de marketing. Sua empresa deverá criar conteúdos baseados na jornada de compra da sua persona, abordando assuntos de seu interesse.
E claro, se o seu conteúdo for patrocinado, você deverá guiá-lo para as pessoas com tais características.
Ainda estou com dúvida sobre como definir persona, e agora?
Tudo bem, saiba que definir persona não é algo tão simples assim. Mas a GW Marketing pode te ajudar.
Nós desenvolvemos estratégias completas de marketing digital para negócios de diversas partes do Brasil, desde definição de personas, planejamento de conteúdo, criação publicitária, gestão de mídias sociais e muito mais.
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